sábado, 26 de janeiro de 2013

Botando ordem no Quarto ou Como eu gerencio blogs

Botando ordem no Quarto ou Como eu gerencio blogs

Eu sou muito fraco. Uma doençazinha de nada e já fico sem animo pra fazer qualquer coisa que seja. E é isso que me afastou aqui do blog nos últimos dias. Mas até que essa doença foi produtiva, de algum modo.

Tenho feito analises mentais sobre o feedback dos leitores aqui do Quarto Fechado para decidir o que irei fazer daqui em diante. Também fiz uma analise dos conteúdos publicados até hoje, das palavras chaves que trazem os paraquedistas do Google para aqui e os posts mais populares. Tudo isso me trouxe uma visão mais clara da forma como pretendo continuar por aqui.

Penso que gerenciar um blog é criar conteúdo. É não ser um mero reprodutor de informações, mas criar seu próprio conteúdo. É mais do que escrever umas poucas linhas, acrescentar umas imagens legais, colocar isso na internet e ficar esperando que as pessoas vejam e comentem. Na internet hoje não há espaço que cresça usando o sistema bancário, em que se deposita o conteúdo e simplesmente espera-se receber os lucros. É preciso ser muito mais. Gerir blogs é antes de tudo uma produção colaborativa.

Posso ter falhado muito nesse aspecto, mas posso garantir que não foi por falta de conhecimento ou vontade. Posso justificar aqui que sou uma pessoa ocupada, o que não seria uma mentira, mas comecei a perceber que tenho um sério problema em gerir meu tempo. Por isso passei muito tempo sem dar a atenção merecida, e que eu queria dar, a esse espaço. Estou procurando melhorar isso aos poucos, pois é difícil mudar assim de uma hora pra outra. Prometo que estou tentando e talvez quem costuma vir aqui já tenha notado.

Desde quando o blog foi criado tenho feito vários experimentos com vários tipos de postagens. Algumas foram bem sucedias outras nem tando, mas todas acabaram sendo importantes para o  estilo do blog que o Quarto Fechado tem hoje e no que ele está se transformando.

Botando ordem no Quarto ou Como eu gerencio blogs part2

Tenho uma visão bem clara que o conceito de blogs como diários on-line é extremamente ultrapassada e morre a cada dia. Apesar disso me dei conta de como estava gradativamente transformando esse espaço em uma espécie louca de confessionário. Não era essa minha intenção inicial ao criar o blog, mas sabe eu gosto de como estou conduzindo esse aspecto. Não estou escrevendo em um diário. Não venho aqui falar do meu dia. Eu falo sobre as coisas que estou com vontade e da forma que eu quero. Isso é criar conteúdo, de algum jeito. Sinto uma resposta positiva de muitos leitores. Posso até estar enganado, mas vou continuar com isso do jeito que está e só vou mudar quando não quiser mais criar nada nesse estilo.

Como eu disse, criar conteúdo é o que eu considero a chave de um bom blog. Ainda mais: criar conteúdo relevante para os seus leitores. Como eu posso fazer isso? Ora, ouvindo os leitores. Como? Uma das formas é vendo o que as pessoas andam escrevendo pra chegar ao seu blog, outra é lendo os comentários. O efeito (curtir/compartilhar) em redes sociais também é importante. E é claro que se pode conversar diretamente com os leitores do seu blog.

Foi assim que de forma geral eu decidi retomar algumas coisas que eu estive deixando de lado aqui no Quarto e prosseguir com muitas coisas que eu tenho feito. Ainda vou continuar com meus experimentos aqui no blog e analisar o feedback que vocês me dão.

O mais importante dessa postagem é só uma coisa: vou me dedicar mais ao Quarto Fechado e continuar a ouvir vocês.

Era só isso que eu queria dizer por hoje.

Desfrutem.

6 Cochichos atrás da porta:

Joel Vieira disse...

Gerenciar um blog realmente é criar conteúdos. Continue criando então ;)

Sam Peregrine disse...

Pode deixar Joel.
Pretendo criar ainda por muito tempo!

Fred disse...

É como eu digo: não basta ter blog... precisa ter vocação e dedicação! E quanto mais "Quarto Fechado" melhor! Megusta! Hugz!

Sam Peregrine disse...

Fred
me gusta que te gusta!

Anônimo disse...

Eu creio que seria mais interessante se você analisa-se o que os leitores mais acessam e trazer esse conteúdo, tenho certeza que leria todas as matérias ainda mais umas mais picantes...

Sam Peregrine disse...

Anônimo,
com certeza é uma das coisas que também faço.
Espero que goste do que vem por ai.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...