quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Assim Caminha a Sexualidade

Visite o blog Manual do Pênis para mais informações. 

Esse é o post que abre a série Pênis: O Manual do Usuário. Acho que é uma maneira legal de começar, falando de sexualidade, de como se dá o desenvolvimento do homem do nascimento até a puberdade. É muito interessante analisar esses estágios e compará-los com o nosso próprio desenvolvimento ou de pessoas que conhecemos. Assim começamos a entender um pouco mais de nós mesmos.

O medico austríaco Sigmund Freud dividiu o desenvolvimento sexual do ser humano em diferentes fases, conforme os órgãos, seres e objetos que proporcionam prazer e a relação que o individuo estabelece com eles.


FASE ORAL
Até os 2 anos, o órgão que concentra o prazer é a boca. É por meio dela que o bebê descobre o mundo, explorando objetos partes do corpo.


FASE ANAL
Aprendendo a controlar o esfíncter, acriança de 3 a 4 anos sente prazer na eliminação e na retenção das fezes e da urina.


FASE FÁLICA OU GENITAL
Entre os 3 e 5 anos, a atenção se volta pra o próprio órgão sexual e nasce o prazer em manipulá-lo. Essa atitude é também de auto-conhecimento. Meninos e meninas percebem que têm (ou não) pênis. A vagina ainda é ignorada.


LATÊNCIA
A curiosidade sexual existe, mas é canalizada em grande parte para o desenvolvimento intelectual e social. Apesar desse desvio da libido, dos 5 aos 11 anos a criança continua explorando as diferenças para descobrir o que é ser menino ou menina.


PUBERDADE
Dos 12 aos 18 anos, o adolescente volta à fase genital, mas dessa vez o desejo vira vontade de fazer sexo. Os fatores sociais e emocionais que se ligam ao prazer ganham importância. A ação dos hormônios se intensifica, e o corpo amadurece. É comum o jovem se masturbar, ter sonhos eróticos e fantasias. É a partir daqui que as diferenças entre homens e mulheres passam a ser mais evidentes e seus desenvolvimentos se divergem.

PS.: Estou construindo um novo blog que irá tratar só sobre pênis. O nome é Manual do Pênis, e lá você pode mandar suas dúvidas.

2 Cochichos atrás da porta:

Sam Peregrine disse...

Aguardem mais em breve...

Anônimo disse...

affz n mostra nd do q eu quero saber aq

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...